Sobre a ACIB

No dia 09 de setembro de 1985, em Barroso, foi dado início a um sonho de homens e mulheres que buscavam no cooperativismo o fortalecimento de seus empreendimentos, além da credibilidade dos negócios que a cidade oferecia. Nascia, então, a ACIB – Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Barroso, tendo como Presidente-fundador o Sr. Domingos Sávio Lamounier Ferreira, ao qual a entidade sempre faz lembrança, juntamente com seus colaboradores.

Depois de um início de trabalho menos produtivo e de aquisição de experiências, por volta de 1991, como consta no Livro de Atas, a ACIB foi revigorada, tendo como 2º Presidente o Sr. Rubem Geraldo de Castro, no triênio de 1991/1993, sendo sucedido pelo Sr. Delvécio Mayrink Bartolini, no triênio de 1994/1996.

Com a mudança do estatuto, assumiu a presidência para o biênio de 1997/1998 o Sr. Renato Mourão Fonseca, que foi reeleito para o biênio de 1999/2000, sendo sucedido pelo Sr. Elber Cunha, que ocupou a presidência nos biênios 2001/2002 e 2003/2004.

Em 2005, dando continuidade a este trabalho voluntário, foi eleito para a presidência da ACIB o Sr. Ronaldo do Nascimento Ferreira, permanecendo na presidência por dois mandatos (2005/2006 e 2007/2008).

No início de 2009, foi eleita como Presidente da Associação a Sra. Maria Cristina Pôssa Terra, primeira mulher a tomar posse no principal cargo diretor da ACIB. O compromisso das mulheres à frente da entidade foi afirmado com a eleição da empresária Daise de Almeida Ferreira Damasceno, que assumiu a entidade no biênio 2012/2013, sendo reeleita para o mandato 2013/2014.

Durante todos estes anos, sob as mãos de diretorias idealistas, persistentes e trabalhadoras, foram traçados rumos para a ACIB, que hoje é a SIGLA, A MARCA FORTE que ressalta em nossa sociedade. Com a certeza de uma existência realizadora, a entidade se fortaleceu e se tornou um órgão de vital importância para os seus associados e para a comunidade barrosense.

A ACIB atualmente conta com 08 funcionários e uma média de 170 associados, tendo como sede um casarão alugado à Rua Daniel Pantaleão Ferreira, 144, no Centro de Barroso, dando condições de nele distribuir bem sua estrutura física. A entidade se prepara, agora, para um plano ambicioso: a construção de sua própria sede. O terreno já foi garantido, doado pela companhia de cimento Holcim, e o projeto já está pronto para a execução. Cabe à entidade buscar as parcerias para viabilizar o início das obras.

A ACIB é referência de uma entidade séria e comprometida com o bem-estar de seus associados, da comunidade em geral, e também com o progresso do nosso município. A cada dia que passa, a entidade busca fazer valer os seus princípios de visão, buscando atender às necessidades dos empresários, ampliando seus serviços e parcerias, e também de missão, objetivando ser referência como entidade representativa do setor empresarial e promotora do desenvolvimento sustentável de nossa comunidade.